Tipos de Gráficos - Microsoft Excel

Aprendendo sobre Microsoft Excel – Gráficos

Hoje vou fazer uma introdução aos Gráficos, iniciando uma série sobre Gráficos, é claro que este post não chegará nem perto de explicar todos os tipos de gráficos que podemos fazer no Microsoft Excel, através do Microsoft Excel podemos fazer Gráficos estáticos e Gráficos dinâmicos, os gráficos mais comuns vistos hoje em dia são, Gráfico de Barras, Gráfico de Pizza e Gráfico e Linhas, procurarei mostrar um pouco de cada e posteriormente falarei de Gráficos dinâmicos e Dashboards.

Gráficos são usados para exibir séries de dados numéricos em formato gráfico, com o objetivo de facilitar a compreensão de grandes quantidades de dados e do relacionamento entre diferentes séries de dados a serem apresentadas.

Como dica para quem quer melhorar seu nível no Microsoft Excel: Aprenda Gráficos, pois eles farão grande parte do trabalho em suas análises e apresentações, seja no seu pequeno negócio ou naquela reunião que vale sua promoção com a Presidência da empresa eles farão a diferença.

Criando um Gráfico: 

Antes de sairmos falando sobre tipos de Gráficos é muito importante sabermos como se cria um Gráfico, quais são suas propriedades, o que é Rótulo, Eixo, Design e formatação do Gráfico, para que possamos assim entender tudo o que podemos fazer, quais são as possibilidades e potencial desta ferramenta de análise.

Passo 1 – Dados:

É preciso ter dados para se construir um gráfico, e gráficos se fazem com dados numéricos, por isso estamos falando de quantidades. Insira dados em sua Planilha conforme a imagem abaixo, neste exemplo estamos trabalhando com os 12 meses do ano:

A imagem abaixo mostra um exemplo de série de dados na planilha, séries de dados podem ser construídas com tabelas, tabelas dinâmicas, resultados de fórmulas ou até mesmo um Select em um banco de dados.

Abra seu Microsoft Excel e preencha o mesmo conforme a imagem abaixo:

Série de dados - Exemplo de gráfico de vendas - Jan a Dez 2014

Série de dados – Exemplo de gráfico de vendas – Jan a Dez 2014

Para facilitar o trabalho de preenchimento dos meses do intervalo use a fórmula:

=ALEATÓRIOENTRE(10;100)

Ao utilizar esta fórmula são gerados números aleatórios para o preenchimento das células que contém a fórmula, sendo o valor “10” o valor mais baixo e o valor “100” o valor mais alto, para ter uma idéia melhor de como a fórmula funciona aconselho preencher o intervalo e depois apertar F9 para atualizar a Planilha.

Passo 2 – Seleção dos dados:

Após o preenchimento e de se ter uma série de dados temos de inserir o Gráfico em nossa planilha, para isso devemos selecionar todo o intervalo que contém informações, no nosso exemplo devemos selecionar o intervalo das células B4 até N5.  Se você selecionar apenas uma célula, o Excel selecionará automaticamente todas as células que contêm dados adjacentes a essa célula em um gráfico. Você também pode ocultar as linhas ou as colunas que não deseja mostrar no gráfico. Após selecionarmos o intervalo devemos ir até o menu Inserir, Grupo Gráficos. 

Passo 3 – Inserir gráfico:

Na guia Inserir, no grupo Gráficos, siga um destes procedimentos:
Clique no tipo de gráfico e, em seguida, clique no subtipo de gráfico que deseja usar.

Inserir Gráfico - Microsoft Excel

Inserir Gráfico – Microsoft Excel

Para visualizar todos os tipos de gráficos disponíveis, clique em um tipo de gráfico, clique em Todos os Tipos de Gráficos para exibir a caixa de diálogo Inserir Gráfico, clique nas setas para rolar pelos tipos e subtipos de gráficos disponíveis e, em seguida, clique na opção que deseja usar.

Passo 4 – Tipo de Gráfico:

Após clicarmos no canto inferior direito do grupo Gráficos veremos um menu conforme a imagem abaixo, onde é possível visualizar todos os tipos de gráficos do Microsoft Excel.

Tipos de Gráficos - Microsoft Excel

Tipos de Gráficos – Microsoft Excel

Após selecionarmos ALT + F1 teremos um gráfico como o gráfico abaixo:

inserir-gráfico-F1

Este é apenas o início do que podemos fazer com gráficos, por isso vamos melhorar o visual deste gráfico.

Passo 5 – Alterando o estilo de um gráfico:

Depois de criar um gráfico, é possível alterar instantaneamente a sua aparência. Em vez de adicionar ou alterar manualmente os elementos ou a formatação do gráfico, é possível aplicar rapidamente um layout e um estilo predefinidos ao gráfico. O Excel fornece uma variedade de layouts e estilos úteis e predefinidos (ou layouts e estilos rápidos) que você pode selecionar, mas é possível personalizar um layout ou estilo conforme necessário, alterando manualmente o layout e o formato de elementos individuais.

Aplicar um estilo de gráfico predefinido:

Clique no gráfico que você deseja formatar usando um estilo de gráfico predefinido.
Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar.

Na guia Design, no grupo Estilos de Gráfico, clique no estilo de gráfico a ser usado.  Para ver todos os estilos de gráfico predefinidos, clique em Mais Imagem do botão.

Alterando o design do gráfico no Microsoft Excel

Alterando o design do gráfico no Microsoft Excel – ABA DESIGN

Abaixo temos uma imagem com alguns tipos de gráficos mais utilizados no Microsoft Excel:

[sucesso]O Excel oferece suporte para vários tipos de gráficos com a finalidade de ajudá-lo a exibir dados de maneiras que sejam significativas para o seu público-alvo. Ao criar um gráfico ou modificar um gráfico existente, você pode escolher entre uma grande variedade de tipos de gráficos (como gráfico de colunas ou de pizza) e seus subtipos (como gráfico de colunas empilhadas ou gráfico de pizza em 3D).

[/sucesso]

Tipos de Gráficos - Microsoft Excel

Tipos de Gráficos – Microsoft Excel

Passo 6 – Nome do gráfico:

O Excel atribuirá automaticamente um nome ao gráfico, como Gráfico1 se este for o primeiro gráfico criado em uma planilha. Para alterar esse nome, faça o seguinte:

  1. Clique no gráfico.
  2. Na guia Layout, no grupo Propriedades, clique na caixa de texto Nome do Gráfico.
  3. Digite um novo nome.
  4. Pressione ENTER.

Passo 7 – Adicionar ou remover títulos ou rótulos de dados

Para facilitar o entendimento de um gráfico, é possível adicionar títulos, como um título de gráfico e títulos de eixo. Títulos de eixo estão geralmente disponíveis para todos os eixos que podem ser exibidos em um gráfico, incluindo eixos de profundidade (série) em gráficos 3D. Alguns tipos de gráfico (como gráficos de radar) possuem eixos, mas não podem exibir títulos de eixos. Os tipos de gráfico que não possuem eixos (como gráficos de pizza e de roscas) também não exibem títulos de eixo.

Também é possível vincular um título de gráfico e os títulos de eixos a um texto que esteja nas células da planilha, criando assim uma referência a essas células.
Títulos vinculados à células são automaticamente atualizados no gráfico quando você altera o texto correspondente na planilha. Para que seu título seja dinâmico clique sobre o mesmo, depois vá na barra de fórmulas coloque o sinal de = e selecione a célula que contém o texto que deverá aparecer no gráfico e pronto! Toda vez que você alterar o conteúdo da Célula automaticamente será alterado o título do Gráfico

Por padrão, os rótulos de dados são vinculados a valores na planilha e são atualizados automaticamente quando são feitas alterações nesses valores.

Dica: Atalho para inserir um novo gráfico: ALT+F1.

Para criar rapidamente um gráfico que se baseie no tipo de gráfico padrão, selecione o intervalo de dados que você deseja usar para o gráfico e pressione ALT+F1 ou F11. Quando você pressiona ALT+F1, o gráfico é exibido como um gráfico incorporado (dentro da própria planilha ); quando você pressiona F11, o gráfico é exibido em uma nova planilha de gráfico (Aba separada).

Se um gráfico não for mais necessário, será possível excluí-lo. Clique no gráfico para selecioná-lo e pressione DELETE.

CONCLUSÃO: Esta foi uma introdução de como inserir gráficos no Microsoft Excel, é muito importante antes de inserir um gráfico ou sair distribuindo gráficos na planilha saber qual o objetivo e quais dados devem ser demonstrados uma vez que os gráficos por si só devem fornecer uma análise do cenário a ser explorado.

download

Agradeço pela leitura e fico no aguardo de seus comentários e sugestões.

Um abraço. DG

Fonte: Douglas Godoy, Microsoft



.

Sobre o Autor

Comentários bacanas...

  1. Jucelma

    Boa tarde Douglas!

    Adorei o conteúdo publicado, parabéns pela iniciativa.
    Será de grande valia estes conteúdos.
    Pois eu como muitos, não conhecemos bem essa ferramenta que é excelente.
    Além disso, os cursos não dão embasamento específicos.
    Suas matérias tem conteúdo enriquecedor, além de ser bem detalhado.
    Preciso conhecer mais esta ferramenta para que poder fazer indicadores de desempenho.
    Possui alguns exemplos de indicadores?

    Agradeço a atenção.

    Grande abraço.

    Jucelma

  2. Rosana

    Olá, Douglas

    Conheci seu site hoje e gostei bastante. O layout, os posts, tudo com visual bem limpo em bem didático. Já assinei a newsletter.

    Estou fazendo uma planilha bem simples de despesas domésticas, mas estou com dificuldade em um item.
    Na tabela constam 12 vezes itens como água, luz, etc, já que são mensais.
    Estou fazendo os meses um embaixo do outro, cada um somando seu total e o total geral no fim. Na horizontal, o nome (água, luz, etc) e o valor.

    O problema é que ao criar o gráfico em pizza, o programa coloca 12 vezes esses itens, em vez de unir os valores pelas palavras chave.
    Pergunto: dá para fazer isso que quero?

    Pesquisei muito na net e na ajuda do excel, mas não encontrei nada…

    Agradeço por sua atenção,
    Rosana

    1. Douglas Godoy Resposta do Autor

      Olá Rosana, Bom dia!

      A melhor forma de fazer isso é com os meses no eixo horizontal e os gastos na vertical.
      Caso ainda esteja exibindo 12 itens do mesmo gasto no gráfico faça um totalizador, na qual some os gastos de cada item dos 12 meses em uma linha e após isso faça o gráfico sobre o total.

      Caso tenha dificuldades me envie e planilha que vejo e lhe retornarei: douglas@douglasgodoy.com.br

      Abs

      DG

  3. Carlos Eduardo

    Douglas.
    Bom dia

    Excelente iniciativa e espero que Deus possa lhe recompensar em sua vida esta atitude de ajudar ao proximo que não entende bem de Excel como eu e varios inscritos no teu Blog.

    A linguagem esta bem acessível e as colocações estão perfeitas , as demonstrações visuais muito bacana , parabéns pela iniciativa que Deus possa continuar a lhe iluminar nesse projeto.

    Muito obrigado.

    1. Douglas Godoy Resposta do Autor

      Olá Carlos,

      Muito obrigado pelo comentário, tentarei a cada dia mais melhorar para que assim possa ajudar mais pessoas a aprenderem a utilizar esta ferramenta maravilhosa que é o Excel.

      Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *