Processo para ajustar mais de uma coluna no Microsoft Excel

Trabalhando com linhas e colunas

Primeiramente peço desculpas por não postar mais, porém tenho uma rotina profissional e pessoal muito corrida, e em especial nesta semana não estava muito bem, fui acometido de uma gripe muito forte com infecção de garganta, até tentei escrever, porém não deu.

Hoje estou um pouco melhor e resolvi escrever mais este artigo, vou falar sobre como podemos trabalhar com linhas e colunas do Microsoft Excel.

Trabalhando com Colunas

Quando trabalhamos com colunas temos a opção de ajustar a largura da coluna conforme necessitamos ou conforme o tamanho do texto. Vou mostrar algumas formas que podemos fazer isso.

Deve-se posicionar o ponteiro do mouse entre a linha que separa a coluna que se deseja ajustar e a primeira coluna da direita, mas isto deve ser feito sobre a Barra de colunas. 

Depois clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre a divisão selecionada, isto fará com que a largura da coluna seja ajustada automaticamente ao tamanho da palavra ou frase contida em uma das células da coluna, veja figura abaixo:

Linhas e Colunas | Ajustar uma coluna:

Trabalhando com linhas e colunas - Ajustando colunas - Microsoft Excel

Ajustando colunas – Microsoft Excel

Para ajustar mais de uma coluna o processo é o mesmo, porém deve-se clicar nas colunas que deseja ajustar e posteriormente clicar duas vezes na divisa para ajustar a coluna conforme o texto.

Esta é apenas a primeira forma de ajustar a coluna, para fazer o processo de maneira mais rápida podemos utilizar o seguinte atalho no teclado:

ATALHO: Aperte uma vez cada uma das teclas, uma depois a outra:

ALT + F + N + A

ou

ALT + C + O + T

Esta é a maneira mais rápida de se ajustar as colunas, pois com o atalho basta selecionar a área ou a planilha inteira que todas as colunas são ajustadas, este é um atalho do Microsoft Excel 2003, porém é possível utilizar o mesmo no Microsoft Excel 2007.

Linhas e Colunas | Ajustar múltiplas colunas:

Trabalhando com linhas e colunas - Processo para ajustar mais de uma coluna no Microsoft Excel

Processo para ajustar mais de uma coluna no Microsoft Excel

Em uma planilha, você pode especificar uma largura de coluna de 0 (zero) a 255. Esse valor representa o número de caracteres que podem ser exibidos em uma célula formatada com a fonte padrão. A largura padrão da coluna é de 8,43 caracteres. Se uma coluna tiver largura igual a 0, ela ficará oculta.

É possível especificar a altura da linha de 0 (zero) a 409. Esse valor representa a medida da altura em pontos (1 ponto é igual a aproximadamente 1/72 de polegada ou 0,035 cm). A altura padrão da linha é de 12,75 pontos (cerca de 1/6 de polegada ou 0,4 cm). Se uma linha tiver altura igual a 0, ela ficará oculta.

Se você estiver trabalhando no modo de exibição Layout de Página (guia Exibir, grupo Modos de Exibição de Pasta de Trabalho, botão Layout de Página), poderá especificar uma largura de coluna ou altura de linha em polegadas. Nesse modo de exibição, as polegadas são a unidade de medida por padrão, mas é possível alterá-la para centímetros ou milímetros (Botão do Microsoft Office Imagem do botãoOpções do Excel, categoria Avançado).

Linhas e Colunas | Auto ajuste de colunas ( Menu Formatar ):

Trabalhando com linhas e colunas - Auto Ajuste de Colunas - Microsoft Excel

Auto Ajuste de Colunas – Microsoft Excel

Trabalhando com Linhas

Com relação as linhas pode-se utilizar os mesmos métodos utilizados para dimensionar as colunas, sendo que, o que será dimensionado neste caso, será a altura da linha.

No próximo artigo falarei sobre as opções que temos para manipular linhas e colunas.

[sucesso]CONCLUSÃO: É possível ajustarmos as linhas e colunas da planilha, facilitando assim a exibição dos dados e ajuste conforme nossas necessidades, e o melhor de tudo é que podemos fazer isso de várias formas. [/sucesso]

Agradeço pela leitura e fico no aguardo de seus comentários e sugestões.

Um abraço. DG

Fontes: Douglas Godoy, Microsoft




.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *