Aprendendo sobre o Microsoft Excel – Primeiros Passos ( Planilha )

Planilha Excel (Pasta de trabalho)

Neste artigo falarei sobre a Pasta de Trabalho e área que chamamos de Planilha, também falarei um pouco sobre arquivo e extensões.

Dentro de uma Pasta de trabalho existem diversas Planilhas, com as Planilhas é possível trabalhar de diversas formas, existem pessoas que usam planilhas para armazenar informações como um banco de dados, pessoas que usam para fazer cálculos, pessoas que usam para fazer apresentações de negócios, Dashboards e pessoas que usam para expressar arte, isso mesmo expressar arte, com o Microsoft Excel é possível fazer muitos magníficas e espetaculares.

Voltando ao assunto, uma Planilha é parte pertencente a uma Pasta de Trabalho, para que não existam dúvidas vou explicar o que é uma Pasta de Trabalho, Planilha e Arquivo.

Abaixo temos uma imagem que mostra as propriedades da pasta de trabalho, com 3 Planilhas, para os que querem aprender um pouco sobre VBA coloquei uma legenda (VBA) em cada objeto.

Pasta de Trabalho - Microsoft Excel

Pasta de Trabalho – Microsoft Excel

Pasta de Trabalho:

Uma pasta de trabalho nada mais é do que um arquivo do Microsoft Excel, sempre que você utilizar o Excel, criar Gráficos, inserir dados, Formas, criar Tabelas, Formatar conteúdo ou utilizar o Excel para qualquer coisa você terá criado uma Pasta de Trabalho, é muito importante saber que dependendo do que se é feito no Microsoft Excel pode ser gerado um tipo de arquivo diferente, com uma extensão de arquivo diferente.

Planilha: 

Uma Planilha é parte integrante de uma Pasta de Trabalho, podemos notar que quando criamos Nova Pasta de Trabalho em branco ela inicialmente possui três Planilhas, cada planilha é chamada de ABA sendo: Plan1, Plan2 e Plan3.

Arquivo: 

Nos computadores todos os tipos de dados estão codificados e armazenados dentro de arquivos. Assim, quando se usa um computador, o tempo todo se cria, se visualiza, ou seja, se utiliza algum tipo de arquivo. É importante notar que os arquivos podem armazenar qualquer tipo de informação: eles podem ser programas, textos, sons, imagens, vídeos, Pastas de Trabalho, ou até mesmo páginas Web, neste caso estamos falando de Pastas de trabalho…

Quando falamos de arquivos do Microsoft Excel estes podem ter tamanhos diferentes, e não possuem limite de tamanho para um arquivo. Os arquivos em Excel permanecem disponíveis para utilização, mesmo após o programa ter sido finalizado, para visualizar o conteúdo do arquivo basta clicar duas vezes no mesmo que o Microsoft Excel será aberto.

Portanto, arquivos podem ser considerados como o equivalente moderno à documentos em papel que, tradicionalmente, eram armazenados em folhetos, revistas e livros em escritórios e bibliotecas.

Um arquivo pode ser considerado como um objeto, possuindo formato, atributos, valores e um nome que o identifica.

Extensões

Por padrão, documentos, planilhas e apresentações criados no Office são salvos no formato XML com extensões de nomes de arquivo que adicionam a letra “x” ou a letra “m” às extensões de nomes de arquivo que você já conhece. O “x” significa um arquivo XML sem macros, enquanto o “m” significa um arquivo XML com macros.

Por exemplo, quando você salva um documento no Excel, o arquivo usa a extensão .xlsx por padrão, em vez de .xls.
Abaixo temos uma tabela da Microsoft com os tipos de arquivos e suas extensões:

Extensões - Pacote Office

Extensões – Pacote Office

  [ideia]CONCLUSÃO: Um arquivo do Excel possui extensões, na qual cada extensão muda conforme o tipo de arquivo (XLSX, XLSM, XLSB), cada arquivo do Excel equivale a uma Pasta de Trabalho, e cada Pasta de Trabalho possui várias Planilhas (ABAS), por padrão ao iniciar o Microsoft Excel temos uma Pasta de Trabalho com 3 Planilhas, sendo: Plan1, Plan2 e Plan3.

Uma Planilha possui:
16.384 colunas começando na coluna A e indo até a coluna XFV.

Uma Planilha possui:
1.048.576 linhas, não sendo possível expandir este número de linhas.

[/ideia]

Agradeço pela leitura e fico no aguardo de seus comentários e sugestões.

Um abraço. DG

Comentários

  • JANAINA GOMES MALTA
    Responder

    Boa tarde, Douglas. Quero primeiramente parabenizá-lo por sua iniciativa de querer ensinar o que aprendeu. Seus conteudos são excelentes e muito bom para nós leigos. Gostaria de aprender mais contigo. Tem algum site em que eu possa segui-lo e ir estudando os conteúdos? Desde já agradeço pela oportunidade e fico aguardando uma resposta. Att. Janaina Gomes Malta.

  • elaine
    Responder

    parabéns Douglas, você é um exemplo da personoficação da frase de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Parabéns. Muito bom conteúdo.

    • Douglas Godoy

      Elaine, Muito obrigado.

      Fico lisonjeado com seu comentário. Conheço bem Cora Coralina, pois cresci em Jaboticabal, cidade esta na qual a nossa querida viveu alguns anos e deixou isto cravado em nossa cultura. Acredito que: “Quando se Divide o conhecimento este ato ter o poder de Multiplicar”.

      Muito obrigado pelo ótimo comentário e pela visita.

      Um abraço

  • benedito nativo viana
    Responder

    douglas, obrigado por disponibilizar seu conhecimento para que possamos aprender .

    • Douglas Godoy

      Olá Benedito,

      Eu que lhe agradeço pela visita e pelo comentário.

      Um abraço!

  • Luiz sergio
    Responder

    excelente !

  • Enio Glauco
    Responder

    Muito bom,obrigado.

    • Douglas Godoy

      Obrigado pelo comentário Enio.

  • leonor
    Responder

    Ola muito bom este seu trabalho, quem sabe agora eu aprenda um pouco,obrigada!

    • Douglas Godoy

      Olá Leonor,

      Muito obrigado, este trabalho só é possível de ser feito pois existem pessoas assim como você que estão em busca do conhecimento.
      Isto para mim é uma grande motivação, poder transmitir conhecimento.

      Tenho certeza que seguindo os artigos passará a aprender cada dia mais.

      Um abraço

  • Wagner Ferreira
    Responder

    Olá, Douglas.

    Gostei bastante do conteúdo do seu blog. Muito bom mesmo.
    Durante um bom tempo, lecionei Windows e Office em algumas escolas, e também ministrei aulas particulares. Se precisar de qualquer coisa, é só avisar.

    Espero poder ajudar em breve.
    Wagner Ferreira

    • Douglas Godoy

      Olá Wagner,

      Muito obrigado, estou buscando abordar conteúdos que são pouco abordados em outros Blogs, ou que até são abordados porém de uma maneira não muito rica. Percebo que a comunidade que busca por este tipo de conhecimento necessita de ma atenção especial.

      Este seu conhecimento em lecionar é muito bom, pois sabe como passar o conteúdo de uma forma que os usuário final possa absorver. Caso queira propor alguns artigos ou queira postar no Blog suas opiniões e conhecimentos será muito bom.

      Um forte abraço

      • Haroldo steinkopf filho

        godoy boa tarde!
        para mim que sou iniciante no excel achei uma maravilha. que possa continuar nos ajudando.

        Haroldo

        • Douglas Godoy

          Boa tarde Steinkopf,

          Que bom que gostou, o meu foco neste momento é justamente este ensinar do básico ao avançado.

          Retorne sempre que quiser e comente.

          Um abraço

  • Gerlane Pedroso
    Responder

    Olá.

    Achei muito legal sua iniciativa, vou dar mais uma olhadinha no site e ver se tem algo sobre VBA. Quero muito me aprender mais 🙂

    • Douglas Godoy

      Olá Gerlane,

      Como o site está iniciando agora não postei coisas sobre VBA, porém tenho este conhecimento e vou postar mais sobre isso.
      A propósito se tiver alguma coisa que queira aprender ou compartilhar em VBA me mande uma mensagem ou e-mail.

      Desde já agradeço pela visita e pelo comentário.

      Um abraço

  • JOSE CARLOS DA COSTA BARBOSA
    Responder

    Parabéns, pela iniciativa e tomei a liberdade para compartilhar no facebook avisando amigos e amigas que queiram aumentar o conhecimento sobre o assunto. Mais uma vez, Parabéns.

    • Douglas Godoy

      Olá José Carlos,

      Muito obrigado, esta iniciativa permite que muitas pessoas possam aprender mais e mais.
      Obrigado também por compartilhar em seu Facebook, quanto mais pessoas tiverem acesso ao conhecimento mais vejo que vale a pena.

      Um abraço e comente sempre que quiser.

  • André Weber
    Responder

    Boa Tarde Douglas! Muito legal esta postagem!

    • Douglas Godoy

      André,

      Muito obrigado pelo comentário.

      Um abraço