Identificando o valor Máximo e Mínimo de uma coluna com VBA

Olá amigos,

Hoje falaremos um uma função em VBA muito interessante, a função MAX e MIN.

Porém antes de mais iniciarmos é importante deixar claro que o ideal quando estamos desenvolvendo uma ferramenta ou Dashboard é que nossas variáveis, cálculos matemáticos, regras de negócio e dados específicos fiquem armazenados em nosso código fonte e não em Sheets, desta forma manteremos a integridade do nosso projeto e deixamos ao usuário apenas as informações essenciais e de seu nível.

Muitas vezes quando estamos desenvolvendo um Dashboard temos a necessidade de utilizar formulas para chegar a resultado desejado.

Hoje vou escrever sobre a função Máximo(Max) e Mínimo (Mín), que muitas vezes utilizamos ao criar um Dashboard, um Ranking Personalizado ou afins.

[atencao]É importante citar que para que a função abaixo funcione a coluna que está referenciada no código tenha de ter números, caso contrário a função MAX e MIN retorna 0 (zero).[/atencao]

1 – Primeira forma.

[codigo] Sub Maximo_Minimo()

maximo = Application.WorksheetFunction.Max(Sheets(“Plan1”).Range(“A1:A2000”))
minimo = Application.WorksheetFunction.Min(Sheets(“Plan1”).Range(“A1:A2000”))

MsgBox (“O valor máximo é: ” & maximo)
MsgBox (“O valor mínimo é: ” & minimo)

End Sub

[/codigo]

2- Segunda forma.

[codigo]

Sub Maximo_Minimo_2()

Dim Maxnumber As Integer, Range As Range

Set Range = Worksheets(“Plan1”).Range(“A1:A20”)

maximo = Application.WorksheetFunction.Max(Range)
minimo = Application.WorksheetFunction.Min(Range)

MsgBox (“O valor máximo é: ” & maximo)
MsgBox (“O valor mínimo é: ” & minimo)

End Sub

[/codigo]

Com este arquivo espero que sua dúvidas sejam sanadas e que você tenha pelo menos um norte para iniciar seus trabalhos no que refere-se a manipulação das funções Mínimo e Máximo, seja da forma tradicional ou com VBA.

Download do arquivo de Exemplo:
Faça download do arquivo de exemplo: Baixar árquivo .txt com o código.

Agradeço pela leitura e fico no aguardo de seus comentários e sugestões.

Um abraço.

Douglas Godoy

Comentários

  • Alexandre Almeida
    Responder

    Essa Planilha é para realizar um controle de KM …tenho a placa e o KM……na celula D3, tem uma formula que pega o maior KM da celula H3 (sabendo que as placas podem se repedir várias vezes…são 300 placas cadastradas na celula B…….FUNCIONALIDADE……quando eu digitar nas celulas G e H as placas( podem se repetirem) o KM maior vai para a celula D….o que eu preciso que na celular D o valor fique acumulado. …o que está acontecendo….toda vez que zero as celulas G e H, os valores da celula D se apagam….será que pode me ajudar?

    • Douglas Godoy

      Olá Alexandre, Bom dia!

      Poderia me encaminhar sua planilha? Assim poderei lhe ajudar de uma maneira mais efetiva e rápida.

      Segue meu e-mail: douglas@douglasgodoy.com.br

      Abs

      Douglas

  • Victor Medeiros
    Responder

    Bom dia, estou com um problema que está me matando, eu sou usuário novo em excel VBA e, criei para meu trabalho um sisteminha de gerenciamento de agendamento e controle financero sendo que, eu preciso somar os valores de uma determinada coluna W na planilha agendamento sendo que, tenho que preestabelecer um valor, tipo, este mês temos uma cota de 20.000 reais para gastar, quando estes valores lançados na coluna chegarem a este ponto, o VBA me avisar… mandar uma mensagem qualquer e perguntar se vamos contimuar a lançar… poruqe são agendamentos médicos e cada um te um valor, como é conveniado, preciso estabelecer um limite mensal de gastos, existe solução para meu problema? estou queimando a cabeça por so utilizar o Excel há uns meses… por favor me dê uma luz.