Olá amigos,
Faz algum tempo que estou sem escrever, mas a partir de agora vou me dedicar mais as postagens tendo um vista que renovei por mais 2 anos o domínio e a hospedagem do site, nada melhor do que retomar as postagens e estar junto a vocês.
Confesso que desde Novembro de 2014 as coisas estão muito corridas em minha vida, pois era fim de semestre da Faculdade e troquei de emprego, estou atuando agora na área de Planejamento e Indicadores, confesso que a complexidade e ou volume de trabalho são outros é muito bom aprender e evoluir, confesso que hoje com a agenda mais mais (cheia de tarefas e compromissos) equilibrada será possível retornar ao convívio e virtual e as postagens. 🙂
Partindo do principio de que não estamos aqui para brincadeira vamos direto ao ponto, sem mais delongas hoje vou falar de uma função na qual todos utilizamos diariamente, ou pelos menos deveríamos, quem trabalha com o Microsoft Excel sabe bem o quanto as funções lógicas facilitam a vida, se você está iniciando agora sua jornada de aprendizado acredito que a função a seguir será muito útil.
Abordaremos a função =SE( ) ou para os que possuem o Microsoft Excel em Inglês =IF( )
Para que serve – =SE() ou =IF()?
A função =se() ou =if() é utilizada para retornar um valor se uma condição for verdadeira e um outro valor se for falsa.
Formas de acessar a função:
Existem algumas formas que possibilitam que você possa trabalhar com esta função no Microsoft Excel, vamos a elas:
- Digitando a função diretamente dentro da célula desejada.
(Clique 2x na célula e digite).
(Selecione a célula desejada e aperte F2 para que o cursor de digitação fique dentro da célula para ser digitada a função). - Apertando Shift + F3 para que o assistente de função seja exibido, escolha a função.
Após inserir a função será exibido o menu de edição da função onde você poderá preencher os dados:
Caso você tenha dificuldades em utilizar o menu de funções ou a barra de fórmulas visite o artigo: http://douglasgodoy.com.br/barra-de-formulas/
Função:
Sintaxe 1: =SE(teste_lógico; [valor_se_verdadeiro]; [valor_se_falso])
Sintaxe 2: =IF(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso])
Quando estamos trabalhando com o Microsoft Excel na versão em Português, todas as fórmulas que utilizamos que possuem um separador de dados devem usar “Ponto e Vírgula”.
Já para a versão em Inglês do aplicativo utilizaremos apenas a “Vírgula”.
Exemplo:
=SE(G4>=F4;”Atingiu”;”Não atingiu”) <- Em Português.
Explicação detalhada:
No exemplo acima verificamos se o valor realizado (Célula G4) é maior ou igual a meta(Célula F4), caso o realizado seja maior ou igual a meta a condição é VERDADEIRA e temos o retorno “Atingiu”, caso contrário a condição será FALSA e retornaremos o valor “Não atingiu”, isso vale para qualquer outro cenário na qual seja necessária a verificação e retorno de informações ao usuário.
Nome do argumento | Descrição |
teste_lógico (obrigatório) | A condição que você deseja testar. |
valor_se_verdadeiro (obrigatório) | O valor que você deseja retornar se o resultado do teste_lógico for VERDADEIRO. |
valor_se_falso (opcional) | O valor que você deseja retornar se o resultado do teste_lógico for FALSO. |
Com ela podemos verificar valores numéricos, datas, palavras e preenchimento de células, este e outros temas sobre a função abordaremos nos próximos artigos.
Agradeço pela leitura e visita e fico no aguardo de seus comentários e sugestões.
Um grande abraço.
Douglas Godoy