O que é Excel VBA?

O Excel VBA permite automatizar diversas atividades que você faz no Excel. Nós que usamos o Excel para analisar os dados, criar relatórios, gráficos,  preparar apresentações, fazer cálculos e compreender as informações, quando estamos fazendo tudo isso, passamos algum tempo, repetindo mesmos passos.

Podemos por exemplo, preparar e enviar e-mails do mesmo tipo de relatório a cada semana com dados diferentes e análises.
Usando Excel VBA você pode reduzir o tempo que passa a repetir estes passos e melhorar a sua produtividade.

Nesta seção de nosso site, você vai encontrar informações, tutoriais, exemplos, dicas e recursos sobre Excel VBA e Macros.

O que significa VBA?

O significado da sigla VBA é: Visual Basic for Applications (VBA) onde o mesmo é uma implementação do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do Microsoft Office, bem como em outras aplicações da Microsoft. Ele pode ser usado para controlar a quase totalidade dos aspectos da aplicação, incluindo a manipulação de aspectos da interface do usuário tais como menus e barra das ferramentas e o trabalho com formulários desenhados pelo usuário ou com caixas de diálogo.

O que é uma MACRO?

Uma macro é uma coleção de comandos que você pode aplicar com um único clique. As macros podem automatizar quase tudo que seja possível executar no programa que você está usando e até mesmo permitem fazer coisas que talvez você não soubesse que fossem possíveis.

Macros e VBA podem também ser utilizadas no MS Word, PowerPoint, Access e outros aplicativos do MS Office.

Assim como qualquer outra linguagem, VBA também tem suas próprias regras, estruturas gramaticais e particularidades. Depois de entender isso, falar de VBA com seus amigos tornará-se algo tão fácil e rotineiro em seu dia.

divider

[ RECOMENDAMOS ] ALGUNS ARTIGOS BEM INTERESSANTES!!!

Excel VBA - Aprenda a criar um formulário de cadastro com VBA
[ Clique para ver o Artigo e VÍDEO ]
consiga-o-caminho-de-uma-pasta-com-VBA[ Clique para ver o Artigo ] aprenda-como-abrir-a-calculadora-com-VBA-atraves-do-excel-1[ Clique para ver o Artigo ]
como-enviar-email-com-vba-aprender-excel-douglas-godoy[ Clique para ver o Artigo ] Formulario-vba-com-tela-cheia-douglas-godoy-aprenda-excel-curso-excel[ Clique para ver o Artigo ] Aprendendo-VBA-4-Formas-de-preencher-um-Combobox-Douglas-Godoy-Cursos-Excel[ Clique para ver o Artigo ]


Primeiros passos – Ativando a guia desenvolvedor.

Com o intuito de gravar e começar a utilizar macros e outros recursos de desenvolvedor, o primeiro passo é ativar aba (Ribbon) Desenvolvedor ou Developer Toolbar. Esta ativação pode ser feita através:

Excel 2007:

  1. Clique no botão Office (canto superior esquerdo).
  2. Vá até Opções do Excel.
  3. Vá até Popular.
  4. Marque a opção “Mostrar guia Desenvolvedor na fita (Ribbon)”.
  5. Clique em OK.

Excel 2010:

  1. Clique no menu Arquivo (canto superior esquerdo).
  2. Vá até Opções.
  3. Selecione “Customize Ribbon”.
  4. Certifique-se de “guia do desenvolvedor” esteja marcada na área do lado direito.
  5. Clique em OK.

Esta é apenas uma introdução sobre macros e vba, buscarei atualizar este tópico constantemente lhes fornecer o melhor conteúdo.

Se desejar abaixo deixo link para as publicações de programação em VBA:

http://douglasgodoy.com.br/category/excel-vba/

Comentários

  1. Rafael

    Douglas, boa tarde,

    Estou desenvolvendo projeto, de que necessita alterar compromissos do outlook pelo vba do excel só que não acho código, ai queria ver se vc me dá uma dica ou desenvolve para mim ???

    Obrigado,

    Rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *