O que é Excel VBA?

O Excel VBA permite automatizar diversas atividades que você faz no Excel. Nós que usamos o Excel para analisar os dados, criar relatórios, gráficos,  preparar apresentações, fazer cálculos e compreender as informações, quando estamos fazendo tudo isso, passamos algum tempo, repetindo mesmos passos.

Podemos por exemplo, preparar e enviar e-mails do mesmo tipo de relatório a cada semana com dados diferentes e análises.
Usando Excel VBA você pode reduzir o tempo que passa a repetir estes passos e melhorar a sua produtividade.

Nesta seção de nosso site, você vai encontrar informações, tutoriais, exemplos, dicas e recursos sobre Excel VBA e Macros.

O que significa VBA?

O significado da sigla VBA é: Visual Basic for Applications (VBA) onde o mesmo é uma implementação do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do Microsoft Office, bem como em outras aplicações da Microsoft. Ele pode ser usado para controlar a quase totalidade dos aspectos da aplicação, incluindo a manipulação de aspectos da interface do usuário tais como menus e barra das ferramentas e o trabalho com formulários desenhados pelo usuário ou com caixas de diálogo.

O que é uma MACRO?

Uma macro é uma coleção de comandos que você pode aplicar com um único clique. As macros podem automatizar quase tudo que seja possível executar no programa que você está usando e até mesmo permitem fazer coisas que talvez você não soubesse que fossem possíveis.

Macros e VBA podem também ser utilizadas no MS Word, PowerPoint, Access e outros aplicativos do MS Office.

Assim como qualquer outra linguagem, VBA também tem suas próprias regras, estruturas gramaticais e particularidades. Depois de entender isso, falar de VBA com seus amigos tornará-se algo tão fácil e rotineiro em seu dia.

divider

[ RECOMENDAMOS ] ALGUNS ARTIGOS BEM INTERESSANTES!!!

Excel VBA - Aprenda a criar um formulário de cadastro com VBA
[ Clique para ver o Artigo e VÍDEO ]
consiga-o-caminho-de-uma-pasta-com-VBA[ Clique para ver o Artigo ] aprenda-como-abrir-a-calculadora-com-VBA-atraves-do-excel-1[ Clique para ver o Artigo ]
como-enviar-email-com-vba-aprender-excel-douglas-godoy[ Clique para ver o Artigo ] Formulario-vba-com-tela-cheia-douglas-godoy-aprenda-excel-curso-excel[ Clique para ver o Artigo ] Aprendendo-VBA-4-Formas-de-preencher-um-Combobox-Douglas-Godoy-Cursos-Excel[ Clique para ver o Artigo ]


Primeiros passos – Ativando a guia desenvolvedor.

Com o intuito de gravar e começar a utilizar macros e outros recursos de desenvolvedor, o primeiro passo é ativar aba (Ribbon) Desenvolvedor ou Developer Toolbar. Esta ativação pode ser feita através:

Excel 2007:

  1. Clique no botão Office (canto superior esquerdo).
  2. Vá até Opções do Excel.
  3. Vá até Popular.
  4. Marque a opção “Mostrar guia Desenvolvedor na fita (Ribbon)”.
  5. Clique em OK.

Excel 2010:

  1. Clique no menu Arquivo (canto superior esquerdo).
  2. Vá até Opções.
  3. Selecione “Customize Ribbon”.
  4. Certifique-se de “guia do desenvolvedor” esteja marcada na área do lado direito.
  5. Clique em OK.

Esta é apenas uma introdução sobre macros e vba, buscarei atualizar este tópico constantemente lhes fornecer o melhor conteúdo.

Se desejar abaixo deixo link para as publicações de programação em VBA:

http://douglasgodoy.com.br/category/excel-vba/