Aprendendo sobre o Microsoft Excel – Primeiros Passos ( Barra de Fórmulas )

Barra de Fórmulas

Dando continuidade a série de artigos “Aprendendo sobre o Microsoft Excel” hoje vou falar sobre a Barra de Fórmulas.

Primeiramente gostaria de dizer que as fórmulas são equações que efetuam cálculos em valores da Planilha. Uma fórmula começa com um sinal de igual (=), onde o sinal pode ser inserido dentro da barra de fórmula ou diretamente na célula que receberá o resultado da fórmula. A barra de fórmula não é muito explorada e em muitos artigos da internet não obtemos todas as informações sobre ela, procurarei mostrar algumas propriedades e funções da mesma.

[atencao]Na imagem abaixo podemos ver a Barra de Fórmulas do Microsoft Excel onde ela pode ser dividida em 3 partes, abordarei cada uma destas partes e particularidades ao longo deste artigo: [/atencao]

1 – Caixa de Nomes: 

A Caixa de nomes fica na extremidade esquerda da Barra de Fórmulas que identifica a célula selecionada, intervalo de dados, o item de gráfico ou objeto de desenho. (Veja abaixo funcionalidades da caixa de nomes).

Caixa de Nomes - Microsoft Excel.

Caixa de Nomes – Microsoft Excel.

 
celula-selecionada-excelSelecionando apenas uma Célula: Se você selecionar uma célula a caixa de nomes mostra para você qual a célula que está selecionada conforme a imagem ao lado, quando você muda o cursor do mouse para outra célula automaticamente a caixa de nomes será atualizada. No exemplo da imagem ao lado o cursor do mouse está selecionando a célula A1.

intervalo-selecionado-excelSelecionando um intervalo de Células: Se você selecionar mais de uma célula a caixa de nomes exibirá a quantidade de linhas e colunas que estão selecionadas. Na imagem ao lado selecionei o intervalo da Célula A1 até a Célula B2, a Caixa de Nomes mostra 2L x 2C que corresponde a 2 Linhas  e 2 Colunas. 

Observação: Para selecionar mais de uma célula basta clicar na célula que deseja com o botão esquerdo do mouse e após isso arrastar o mouse até a célula que deseja, fazendo isso você poderá selecionar uma grande área de células. 

intervalo-nomeado-selecionado-excelIntervalo Nomeado: Para nomear uma célula ou um intervalo, digite o nome na caixa Nome e pressione ENTER. Para ir para uma célula nomeada e selecioná-la, clique na seta ao lado no nome na caixa de nomes, após isso será exibida uma lista com os nomes dos intervalos nomeados que existem na planilha, basta clicar em seu nome na caixa Nome que o cursor irá diretamente para o intervalo selecionado.

Falarei de uma maneira mais completa em outro artigo sobre os intervalos nomeados.
Para consultar todos os Intervalos Nomeados use os atalhos CRTL + F3.

Observação: Para ajustar a largura da caixa de nome para diminuí-la ou aumentá-la, passe o cursor entre a caixa de nomes e a caixa de fórmulas (Funções) até que o ponteiro se transforme em uma seta dupla horizontal, arraste a seta dupla horizontal para a esquerda ou para a direita até o local desejado e, em seguida, clique na seta dupla horizontal ou pressione ENTER. A largura máxima da caixa de nome é a metade da largura da planilha.

 

2 – Funções:

Use a caixa de diálogo Inserir Função para ajudá-lo a inserir a fórmula correta e os argumentos necessários. O mais comum no Microsoft Excel é utilizarmos as funções que vem como padrão do aplicativo, que por sinal são milhares, porém é possível também criar funções personalizadas com VBA para resolver determinados problemas, falaremos desse assunto quando formos tratar da criação de Macros e trabalhar com Programação em VBA.

 

Funções - Microsoft Excel.

Funções – Microsoft Excel.

inserir-função-microsoft-excel

Botão Inserir Funções: Ao posicionar o cursor dentro da Barra de Fórmulas o ícone de inserir função fica habilitado conforme a imagem ao lado, funções são rotinas que executam determinadas instruções para chegar a um resultado. O Excel traz dezenas de funções prontas para ser utilizadas. Uma Fórmula é uma expressão que utiliza, valores, referências e funções para chegar a um resultado.

Inserindo uma Função: Ao clicar no botão Inserir Função (Fx) será exibido o assistente de função, onde você poderá visualizar todas as funções que o Microsoft Excel possui, estas funções estão separadas por categorias e são mostradas inicialmente por padrão as funções mais recentemente usada por todos os usuários do Microsoft Excel e conforme você passar a utilizar outras Fórmulas e Funções o programa passa a exibir as Funções que aquele você mais utiliza.

Ao clicar no Fx o Microsoft Excel insere na célula que o cursor esta selecionado um sinal de IGUAL =, para trabalhar com Fórmulas e Funções é necessário inserir o sinal de IGUAL = para que o Microsoft Excel entenda que será inserida uma Fórmula.

Importante: O assistente de função ajuda muito que está querendo aprender novas Funções para usar em suas Fórmulas, pois ele não somente abre a janela com as Funções, mas após clicar 2 vezes sobre a função que deseja ele abre um assistente para o preenchimento da Função, faça o teste com a Função =SOMA, e verá que o assistente exibirá uma tela com dois campos para soma.

Assistente de Funções - Microsoft Excel.

Assistente de Funções – Microsoft Excel.

DICA: O assistente de função pode ser aberto com o atalho SHIFT + F3.

 

2 – Fórmulas:

A Barra de Fórmulas possui papel fundamental para quem está começando e para quem já possui um nível avançado de conhecimento no Microsoft Excel, é ela que facilita o trabalho quando estamos trabalhando com Fórmulas e Funções muito grandes.

Caixa de entrada de Fórmula - Microsoft Excel.

Caixa de entrada de Fórmula – Microsoft Excel.

Quando o conteúdo da Barra de Fórmulas ocupar mais de uma linha, você pode expandir a caixa de texto clicando no botão com ícone de seta localizado ao lado direito da Barra de Formula. Após a expansão é possível visualizar até 3 linhas, porém arrastando a borda inferior da caixa de texto você pode ampliar ainda mais essa expansão.
[ideia]CONCLUSÃO: Abordamos neste artigo 3 importantes componentes da Barra de Fórmulas, componentes estes que são fundamentais ao uso da ferramenta no dia dia de quem está começando e aprendendo ainda o que este universo do Microsoft Excel [/ideia]

Agradeço pela leitura e fico no aguardo de seus comentários e sugestões.

Um abraço. DG

Comentários

  • Neto
    Responder

    Olá, Douglas.

    Primeiramente, parabéns pelo excelente conteúdo.

    Gostaria de saber se existe um atalho que posicione o cursor na Barra de Fórmulas, de modo que eu não precise levar a mão até o mouse.

    Obrigado.

    • Douglas Godoy

      Olá Neto,

      Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.

      Sempre que precisar editar o conteúdo da sua célula sem ter de usar o mouse aperte a tecla F2

      Com o F2 você edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula.
      O F2 também move o ponto de inserção para a Barra de Fórmulas para edição em uma célula desativada.

      Espero ter ajudado e agradeço novamente pelo comentário.

      Um abraço!

      DG

  • Marco Azevedo
    Responder

    Como faço para copiar uma Formula na Barra de Formulas e colocar em qualquer célula, não mostrando o resultado e sim a descrição da mesma

    • Douglas Godoy

      Olá Marco,

      Existem várias maneiras de você mostrar a descrição da fórmula, vou citar 2:

      1 – Coloque uma aspa simples antes da fórmula, tipo: ‘=soma(A1;A2)
      2 – Formate a célula que você vai colar a fórmula como Tipo TEXTO.

      Estas são duas formas simples e rápidas de exibir uma fórmula e não o seu conteúdo.

      Caso conheça outras ou precise de mais fico a disposição.

      Um abraço!

  • Natalicio Cruz Nunes
    Responder

    Prezado Douglas,

    Primeiramente parabéns pela iniciativa do site, quanto mais aprofundamos nesta excelente ferramenta descobrimos que ainda não aprendemos nada. Estou com uma dificuldade em uma fórmula se possível gostaria de contar com sua ajuda.

    Atenciosamente.
    Natalício da Cruz Nunes

    • Douglas Godoy

      Olá Natalício, Boa noite.

      Muito obrigado pelos parabéns em relação ao site.

      Peço que envie-me a fórmula que possui dúvida que lhe responderei ou farei um artigo sobre a mesma.

      Um abraço

  • Ilza França
    Responder

    Muito bom! Praticidade e facilidade para que pessoas como eu, que habitualmente não tem contato com excel, possam atualizar-se.
    Obrigada pela disponibilidade do material! 🙂

    • Douglas Godoy

      Ilza, agradeço pelo comentário.

      O meu foco é justamente este, publicar artigos completos que proporcionam facilidade ao uso da ferramenta, defendo a ideia de que todo bom site que aborda qualquer conteúdo deva primeiramente pensar nos usuários que estão iniciando o aprendizado, pois todo usuário que hoje em dia possui um nível avançado de Excel um dia foi iniciante.

      Agradeço pela sua visita e pelo e novamente pelo comentário.

      Um abraço.

  • Rogério Cruz
    Responder

    Prezado Douglas Godoy

    Sua iniciativa é bastante operacional e inovadora, gostaria de acompanhar o amigo a parti de hoje ok!! e gostaria de receber também o material que esta em faze de finalização..

    Um grande Abraço
    Sds. Rogério Cruz

    • Douglas Godoy

      Olá Rogério,

      Fique a vontade sempre que quiser postar comentários, dúvidas e sugestões, agradeço por e acompanhar meu trabalho.
      Estou trabalhando forte para produzir conteúdo de qualidade e possa atender a todos da melhor forma, se quiser assine nossa newsletter e sempre que tiver novidades por aqui você receberá.

      Um grande abraço!

  • Ricardo Augusto Rodrigues
    Responder

    Gostaria de receber uma apostila completa sobre a planilha Excel.

    Muito Obrigado!

    • Douglas Godoy

      Olá Ricardo,

      Estou trabalhando para disponibilizar aqui no Blog um material para Download, porém o mesmo ainda está em fase de finalização.

      Peço cadastrar seu email para receber a newsletter, seguir nossa Fan Page no Facebook e sempre retornar ao site, para que assim possa sempre estar atualizado e recebendo os novos materiais disponibilizados.

      Um abraço.

  • Wallace Barcelos Campos
    Responder

    Douglas, adorei sua iniciativa estou precisando muito, do excel para uso domestico é profissional, caso tenha mais algum material ficarei, muito grato se você puder enviar para o meu e-mail cadastrado.

    Desde já muito obrigado.

    Atenciosamente,
    Wallace Barcelos Campos.

    • Douglas Godoy

      Olá Wallace,

      Muito obrigado, o primeiro passo você já deu que é a busca pelo conhecimento, a partir dai o restante fica mais fácil, no aprendizado com o Excel existem momentos legais e outros nem “tão” legais assim, porém o importante é não desistir do aprendizado e sempre seguir em frente.

      Peço que cadastre seu email na caixa ao lado chamada [RECEBA OS ARTIGOS], fazendo isso a cada nova postagem você será notificado em seu email.
      Se quiser também siga a Fan Page do Facebook, lá também são puclicados todos os novos artigos que posto.

      Agradeço novamente pelo comentário e lhe desejo sucesso!

      Abraços